quarta-feira, 28 de maio de 2014

Moto G



Agora, depois de algum tempo de uso, já dá p/ falar um pouco sobre o Moto G.

Eu estava querendo trocar o meu LG P350me a muito tempo (mais exatamente, desde que comprei).
O LG, era um smartphone com preço atraente na época, aparelhos com Android eram novidade e o preço dele era bem em conta.
Lembro que quando comprei, estava em dúvida entre o P350 e o galaxy mini, os dois estavam na mesma faixa de preço mas a LG colocou uma câmera com resolução melhor.
No final eu fiz uma péssima escolha.
Depois de alguns dias de uso, descobri que ele tinha um defeito que fazia com que o uso da cpu subia no talo, toda vez que você tocava na tela, como o aparelho é operado direto na tela, o transtorno era grande porque ele ficava ridiculamente lento durante o uso. O problema só foi amenizado quando troquei a firmware dele pelo cyanogen.

Mas, voltando ao que interessa, comprei um Moto G...

Especificações técnicas:
  • Tela:  HD de 4,5"
  • Processador: quad-core Qualcomm Snapdragon 400 de 1,2 GHz
  • GPU: Adreno 305
  • Bateria de 2.070 mAh
  • Memória RAM: 1 GB
  • Câmera de 5 MP (frontal de 1,2 MP)

Ele é vendido nas versões Single ChipDual Chip, ambos com 8GB de memória e as versões Colors Edition e Music Edition, com 16 GB de memória. Além disso o Music Edition vem acompanhado de um fone de ouvido Tracks Air.

O aparelho até o momento não me deu nenhuma dor de cabeça. Rodou tudo que instalei, até agora, sem travar.
Já coloquei alguns jogos como Asphalt 8Shadowgun e Injustice: Gods among us, e o desempenho dele foi perfeito.
Inicialmente achei que o fato de não ter suporte a cartão de memória não era problema, mas isso vai depender do seu uso.
Ele é produzido com 8gb ou 16 gb de memória interna, o meu é o modelo de 8gb que, tirando o espaço ocupado pelo sistema, você fica com algo em torno de 5gb de memória livre para uso.
Para quem usa o celular para o básico, isso é mais que suficiente, afinal, você pode salvar seus arquivos pessoais no Google Drive e suas fotos no Google+, deixando espaço livre de sobra. Lembrando que você pode configurar o aparelho para mandar as fotos tiradas na camera direto para a nuvem no app "Foto" do Google+ (que já vem pré-instalado) ou para o Dropbox.
Grande parte dos programas mais utilizados hoje em dia como Whatsapp, Facebook, Facebook messenger, Candy Crush e alguns outros, não vão ocupar toda a memória dele.
Gosto muito de jogos, e com um aparelho potente, vou logo nos jogos mais pesados sem pensar duas vezes :)
O problema é que, quanto melhor o jogo em termos gráficos, maior o espaço que ele vai ocupar no aparelho. Os jogos que mencionei até agora não me deixaram totalmente sem espaço, mas quanto mais jogos instalados ao mesmo tempo, menos espaço disponível para outros jogos/programas/etc (obvio). Instalar Asphalt, Shadowngun e Injustice ao mesmo tempo por exemplo, nem em sonho.

Ele também possui algumas funcionalidades, muito úteis, para o primeiro uso e o dia-à-dia.
Quando você liga o aparelho, uma das primeiras coisas que você vai ver é a tela do...

Motorola Migrate:



Não cheguei a usa-lo, mas pelo que entendi você instala o migrate no seu smartphone antigo (Android ou iPhone) e ele auxilia na transferência de dados do aparelho antigo para o Moto G, assim você não corre o risco de perder alguma coisa importante.
Como já disse, não usei ele porque não tinha nada de importante no P350, por isso não sei exatamente como funciona, mas você pode escolher se quer importar contatos do SIM, mensagens (SMS, a vá... Sério???), fotos, vídeos, músicas e registro de ligações.

Moto Care:


O Moto Care é uma central de ajuda para as funcionalidades do aparelho. Com ele você pode digitar sua dúvida para saber como resolver algum problema. Caso a dúvida não seja resolvida, ele cria uma linha direta com o suporte da Motorola via chat ou telefone.

Moto Assist:




Sabe aqueles finais de semana que você está louco para dormir até mais tarde, e na melhor hora do sonho, no momento em que você ganha na loteria e vai receber sua grana, um amigo chato manda mensagem no whatsapp perguntando se você tá dormindo?
No Moto Assist você configura o horário em que você quer dormir gostoso sem ser interrompido. Durante esse período o Moto G vai ficar em modo silencioso e só vai tocar de acordo com as configurações que você definir ou no horário que escolher como final do período.


Também tem o modo de reunião. Funciona da mesma forma e ainda tem a opção de mandar uma mensagem personalizada p/ quem te ligou.



Além disso, quando você registra seu aparelho novo no Google, você ainda ganha por 2 anos, 50GB de armazenamento grátis no Google Drive (lembrando que o espaço de armazenamento normal gratuito,é de 15GB)

Infelizmente para mim e para quem já comprou o aparelho, a Motorola lançou um modelo novo com 4G e suporte a cartão de memória.

Já vi na internet muita gente reclamando da câmera dele. Não sou de ficar tirando muitas fotos, mas as poucas que tirei achei de ótima qualidade e a filmagem também achei muito boa. Nesse ponto não tenho nada o que reclamar.
O único problema que já percebi nele até agora (além da questão da falta do SD) foi um problema na leitura da carga da bateria. Tinha deixado ele carregando no carregador normal. A bateria já estava em torno de 80% e do nada ele desligou sozinho. Quando religuei, a bateria estava marcando 1%.
Pesquisei na internet e achei alguns lugares falando que as vezes acontecia isso mesmo, mas que era só um erro na leitura da bateria. Deixei ele carregando normalmente e em pouco tempo ele carregou 100% (não precisei deixar ele carregando por 3 horas).
Outra opção é você usar o aparelho normalmente até ele desligar, depois carregue 100%.

Bateria

Sempre uma questão complicada em smartphones. Não importa o milagre que você acha que pode fazer, não vai adiantar. A única maneira que existe de economizar bateria... É não usar.
Achei a duração da bateria do Moto G muito boa. Desde que você não jogue e não use internet 3G. Já consegui ficar quase dois dias sem carregar o aparelho em dias que não estava usando muito. Só conectado no wi-fi o consumo de bateria é baixo. Você consegue ficar tranquilo usando moderadamente o facebook, whatsapp, etc. Jogos usam mais o processador e a tela fica o tempo todo ligada, por isso quem joga já sabe que vai ter que carregar com mais frequência.
Mas o 3G... 
Ah o 3G!
Infelizmente o 3G não tem jeito. O consumo vai ser alto mesmo, obrigando você a carregar pelo menos 2 vezes por dia se não quiser correr o risco de ficar sem telefone.

Acho que por enquanto é só. Falei aqui só a respeito do meu uso e experiências com o aparelho.
Minha opinião como usuário desse modelo é que, no geral, ele é um ótimo aparelho, principalmente levando em conta o preço.
Não sou do tipo que corre atrás do aparelho mais moderno e poderoso do mercado. Para mim o aparelho só precisa fazer o básico, ligações e mensagens (principalmente nas horas de aperto).
O resto é bônus ou ostentação :)

Vale cada centavo.

Abraço

Nenhum comentário: